No dia 26 de abril é celebrado o Dia Mundial da Propriedade Intelectual. Este dia foi escolhido como a data para o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, porque coincide com a data em que a convenção que Instituiu a Organização Mundial da Propriedade Intelectual entrou em vigor em 1970. 

A Propriedade Intelectual  auxilia os empreendedores no resultado de sua criação, isso se reflete no âmbito da propriedade industrial (marcas, patentes, desenhos industriais) ou direitos autorais. O objetivo é que os criadores possam adquirir direitos sobre as suas obras. 

Bom, mas o que a Propriedade Industrial possui impacto em tempos de pandemia?

É possível notar que o principal é o impacto no âmbito das marcas e das patentes. 

Conforme portaria do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o instituto irá priorizar o exame de pedidos de patentes relativos a inovações que possam ser usadas no combate à pandemia do novo coronavírus. 

Entre as modalidades de trâmite prioritário de patentes, uma delas é voltada para tecnologias de saúde, especialmente as estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, as tecnologias relativas ao combate do novo coronavírus passam a fazer parte deste exame acelerado. 

Saiba mais neste link.

Além disso, com a população ainda mais próxima virtualmente e distante fisicamente, inúmeras marcas alteraram suas logos (histórias) para afirmar seu posicionamento nas redes e auxiliar no movimento a fim de reduzir a curva do contágio do Covid-19. 

Mercado livre, Volkswagen, Audi, McDonald’s, tiveram suas logos alteradas como para de adaptar ao momento. Além disso, designers sugeriram mudanças a grandes empresas como Mastercard, Starbucks, NBA e da própria cerveja “Corona – Extra”.

A estratégia de alterar logos tão consolidadas no mercado confirma a preocupação dos gestores com o posicionamento das empresas em momento de crise. 

Visualize as marcas neste link.

Tal possibilidade é favorável e demonstra transparência sobre a opinião das empresas em momentos críticos, posiciona a marca e ainda auxilia no movimento do distanciamento social, ou seja, é uma prova cabal que a propriedade industrial é uma grande aliada dos gestores e deve ser conduzida com estratégia e seriedade. 

Quer saber mais sobre como a Propriedade Intelectual pode te ajudar nos negócios? 

Ficamos à disposição (at home)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *