O que não te falam sobre a importância da pesquisa preliminar antes de iniciar o processo criativo de desenvolvimento de uma marca?

Você contrata um profissional especializado em naming, branding, forecasting, desenvolve toda a identidade visual da sua marca e na hora de realizar o registro, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual – INPI, percebe que a marca de sua pretensão de registro colide com uma já registrada anteriormente.

SEU PROCESSO CRIATIVO PODE ESTAR COMPROMETIDO, MAS COM UMA ESTRATÉGIA BEM DEFINIDA É POSSÍVEL REALIZAR UMA ENTREGA MUITO MAIS ASSERTIVA.

Existem casos em que a composição do nome pode ser alterada (ex. Papelaria Estrela por Papelaria Constelação), algumas adaptações relacionadas às cores e formas também são possíveis de serem feitas (quando analisamos a marca de uma maneira mais holística em sua forma mista: nome + logo), mas precisamos concordar que o processo criativo fica comprometido, o qual levou tempo e dinheiro investido para se transformar em um entregável final. A criatividade é muito subjetiva e dentro do desenvolvimento do naming, branding e identidade visual de uma marca precisa de um estudo muito específico de vários aspectos, brainstorming, alinhamento de expectativas, MUITAS pesquisas, entre outras variáveis significativas e bastantes particulares da personalidade do profissional envolvido e do objetivo que a empresa quer atingir por face da marca.

Para que este processo criativo seja fluído e assertivo ao tempo do registro da marca no INPI, porque não te falaram ainda para incluir na fase de desenvolvimento a pesquisa preliminar de viabilidade de registro da marca?

Com auxílio de uma Consultoria Jurídica focada em Propriedade Intelectual é possível verificar se existe um registro prévio de uma marca que colida com a pretendida de uma forma similar (detalhes) ou na sua integralidade (risco alto de indeferimento sobre o INPI). Após a realização da pesquisa um relatório é gerado e este torna-se estratégico para tomada de decisão assertiva em relação ao caminho a ser seguido durante o desenvolvimento do processo criativo, sem perder tempo e dinheiro. Muitos empreendedores acabam assumindo o risco de registrar marcas que não passaram por uma pesquisa preliminar e ficam até descontentes com o trabalho do profissional contratado para o desenvolvimento. Com a orientação correta, a pesquisa pode ser uma aliada fundamental nas estratégias criativas da sua marca, economizando tempo e recursos financeiros. Conecte-se melhor com a sua marca e carreira criativa construindo um trabalho sólido desde a concepção para que com fluidez você possa ser assertivo e conquistar o seu público-alvo com uma projeção que tenha significado dentro do lugar que você deseja ocupar, de forma sustentável e inteligente. 🙂

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *